Lutas diárias: Ansiedade

 Olhando tantos momentos, me fazem cair no meu silêncio obscuro. Tantas vezes fui confundida, porque pareço feliz e sem problema algum. Mas está sou eu / e está também! 




Ontem esperava uma chamada importante, diria até uma resposta para toda a minha vida. A lógica de todas as minhas dificuldades e experiências. A minha consulta com o psiquiatra. Marcada previamente para as 12pm. Mesmo assim, não é tão simples assim! Um encontro, mesmo virtual, exige uma série de coisas. Neste caso:

1-Mudança de horário de almoço da minha filha, que geralmente come as 12:00.

2-Preparação, tudo tem que estar perfeito! Desde o vestir, ao banho, ao caderno de apontamentos..toda a preparação é essencial!

3-Colocar a responsabilidade de um bebé na minha filha mais velha, não é assim tão simples, um: “toma ai conta da tua irmã” ou “Podes tomar conta da tua irmã?”. 

É mais, “Li, a mama vai ter uma consulta daqui a uma hora mais ou menos, então terás que tomar conta da Sa.., já sabes onde está a medicação em caso de urgência(remédios de urgência, para minha filha com epilepsia)? Se ela parar e não tiver a fazer nada, verifica os olhos dela! Mesmo eu estando la em cima, ocupada, chama-me em caso de urgência! Não deixes a tua irmã sozinha! Cuidado! Ela não gosta da música (xxxx)!” 

TUDO, mas TUDO, tem que ser calculado! Com pós e contras! 

Ok. 11:54am tou pronta! Vai dar certo! Mando mensagem para o Dr...”Dr, temos consulta hoje, certo?”. Eram 12:00 e nada! Começo a ter dores na barriga, um sentimento de vómito, começo a tossir como se estivesse engasgada, o coração começa a palpitar mais rapidamente, enquanto espero. 12:02, sem sinal de resposta e agora?

Será que lhe aconteceu alguma coisa? 

Será que a consulta foi cancelada? 

O que tera acontecido?! 

Porque ele não me responde! 

Haaaaaaaaaa!

Envio mensagem para alguém, procuro respostas! Tentam-me acalmar e entretanto o Dr manda mensagem. Pedindo desculpa, está atrasado! Se poderia remarcar para as 6pm. Eu entendi! Imagino, o quanto deve ser difícil para um psiquiatra lidar com tantos doentes! Re-marcarmos! Mas tenho que aliviar esse stress! 

Lembrei-me! Do conselho da Sara (autismo em Portugal), para fazer estereótipias. Ok! Entre o andar as voltinhas na minha cozinha, agora tambem comecei a abanar as mãos! Foi difícil! Porque é algo que tem que sair naturalmente! E muitas vezes tenho me reprimido de o fazer. Mas deu certo! Passado uns 2/3minutos eu tava bem mais calma! 


Perto das 5:30pm, estava eu a brincar com a minha filhota e  o Dr manda-me uma mensagem outra vez. “ Olá Raquel. Desculpe pedir isto outra vez. Pelo mesmo motivo. Hoje quebrou se u a mesa aqui e isso atrasou as consultas. Hoje não consigo as 18h porque tenho ainda  2 que também adiei. Pode ser amanhã de manhã.”. Sublinhei! “O  meu nome é Rosa” e acrescentei “Ta bem, a que horas?”.

Nos la concordamos com uma hora, eu entendo perfeitamente! Imagino o stress que não deve ser um cliente mais furioso partir uma mesa! Imagino-me no scenario, com essa imaginação, outra vez mil e um perguntas que lhe gostaria de perguntar, mais pessoais mas nunca o fiz. 

-O que será que o levou a estudar psiquiatria?

-Quais serão os maiores desafios? 

-Então ele não abriu excepção para mim, ele trabalha também com outros pacientes ao fim de semana! 

-Quando sera a sua folga? Deve ser stressante! 

Enquanto isso...Pum! Caiu-me a caneca que tinha na mão! Oh Nao! Tinha acabado de receber, novinha! Gostava tanto desta caneca! Why? 

As minhas mãos começam a tremer, nada adianta agora as estereótipias, tenho que limpar isto rápido antes que a bebé se magoe! Uma ligeira dor muscular no meu pescoço, do lado esquerdo, paro, toco...”Ta, vamos Rosa! Tu consegues!” Pensando eu. Limpei, mas tonta, como se as minhas tensões baixassem, já não era dores só no pescoço, não era só as mãos a tremer...era dores ao fundo das costas, desconforto, calafrios, a minha boca seca! Bebo água, nada! Visto o meu robe, fofinho! Sinto-me como numa bola de proteção, onde o meu robe me protege de qualquer som ou estado. 

Mas não consigo! Quero cozinhar! Tenho que cozinhar! Mas doe-me o corpo todo! Começo a sentir vómitos também!  Pergunto-me:

-Porque eu não sou normal?

-Porque isto acontece comigo? 

-Não me parece só stress! O que é isto?

-Sou uma péssima mãe! Não consigo nem cozinhar! 

E prontos! Já não consigo fazer nada outra vez! Já não consigo falar, não quero ver ninguém! Apoio-me a quem me entende e sigo conectada no grupo dos autistas. Com a câmera e voz desligada. Só eles me entendem! 

Tou exausta! Fui dormir eram umas 22:00! Acordei com a bebé a chorar as 00am e as 2am. Normal, como mãe, dou-lhe o leitinho e ela volta a adormecer. Mas eu não! Entre voltas na cama, finalmente adormeço. Volto a acordar são 5am. Não sei, não consigo voltar a adormecer. Então vou escrever! ✍️ 


Está é uma das milhares de experiências que tenho vivido com ansiedade/stress. Não é só a consulta, é mil e uma coisas que dependem de mim e me levam ao desespero emocional e físico! 

E respostas, como lidar com isto?! Pois! Não há! É mais aguenta-te! 🥺🤦🏻‍♀️ 

Espero, encontrar essas respostas na minha consulta de hoje as 9am! 

Comments

Popular posts from this blog

Crises Nervosas (Meltdowns) na Minha Infância

A minha experiência como Autista e Mãe

Porque ABA é Terrível: