Comunicação não verbal nos bebés


 Quando comecei a descobrir o que era o autismo, pela minha filha. As minhas maiores dificuldades que estava a obter era na comunicação, é claro que eu sabia que ela também desviava o olhar mas isso nunca me incomodou muito. Não fosse eu autista também 🙃. 

Sentia-me frustrada, logo eu que já trabalhei com crianças pequenas não conseguia ajudar a minha própria filha! 

Entrei em “paranóia”, tinha porque tinha fazer-la brincar com o que eu queria! Tentava chamá-la a atenção, para que ela copiasse o que eu fazia, mas era só mais um ponto para as maiores dificuldades de interação comigo. Em vez disso, enquanto eu falava ela tapava os ouvidos, começou a balouçar-se mais, incluindo contra a parede! Se algum pai/mãe de uma criança autista, está a ler isto certamente sabe duque estou a falar! As estereótipias e reações a sensibilidade aumentaram e com isso o afastamento maior. 

Eu comecei a procurar mil e uma instituições, mas a resposta era, ela ainda não era diagnosticada, ela era muito pequena para conclusões, etc e a lista de espera era enorme, para as terapias que ela possívelmente poderia ter acesso. Então decidi pesquisar, algumas coisas não funcionaram! Mas tudo bem! O importante é tentar. E o que funciona com a minha bebé, talvez possa não funcionar com a sua criança. 

𝓐𝓵𝓰𝓾𝓶𝓪𝓼 𝓭𝓲𝓬𝓪𝓼:

1- tire 10m do seu tempo todas as manhãs e tardes, por exemplo das 10am as 10:10am e das 3pm as 3:10pm. Nestes 10m você 𝘀𝗼́ 𝘃𝗮𝗶 𝗰𝗼𝗽𝗶𝗮𝗿 𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗻ç𝗮 𝗳𝗮𝘇! Ou seja, não fale, não persista em brincar...só copie tudo o que a criança fizer por 2 semanas! Se a criança deitar tudo para o chão, ok sem problema! Atire também! Após 2 semanas, já se nota que a criança já sabe que você interage com ela e já começa a haver mais abraços 🤗, mais olhares...se quiser pode começar  a colocar uma palavra sua de comando. 𝗠𝗔𝗦 𝗜𝗦𝗧𝗢 𝗘́ 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗢 𝗜𝗠𝗣𝗢𝗥𝗧𝗔𝗡𝗧𝗘! 𝗦𝗢𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗨𝗠𝗔 𝗣𝗔𝗟𝗔𝗩𝗥𝗔! Por exemplo, se a criança atira tudo para o chão você faz o mesmo, após 2 semanas enquanto atira as coisas para o chão, diga: arrumar! E coloque uma peça do que caiu no sítio! Se a criança não obedecer tudo bem! Entenda tudo e uma face, o processo e lento mas o importante é manter a criança feliz! 

2- 𝗥𝗘𝗧𝗜𝗥𝗘 𝗧𝗢𝗗𝗢𝗦 𝗢𝗦 𝗕𝗥𝗜𝗡𝗤𝗨𝗘𝗗𝗢𝗦, isso mesmo! Deixe somente, 2/3 brinquedos máximo sem peças muito pequenas! A variedade causa falta de atenção e concentração. Quando você coloca poucos brinquedos a criança começa a observar mais e a ter mais control naqueles objectos. 𝗩𝗮 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗻𝗱𝗼, crie cenários. 1 dia dinaussaros com areia, no outro com arroz colorido. 3 dia coloque carros (faça uma pista) etc por aí vai. 

3- Opte por brinquedos sensoriais: luzes, pop it, brinquedos de silicone, água, bolas de sabão, garrafas sensoriais, etc

4-Observe, observe muito! O que irrita a sua criança? O que ela gosta? Use como uma forma de comunicação! Eu experimentei cartões visuais, onde coloquei alguns emojis com caras diferentes. Por exemplo: sempre que trazia a comida, mostrava a carta de “fome” e dissia “pá pá?” “Fome”? “Yummy!”. Palavras muito simples! Evite o “estás com fome?”, “Gostas da comida?”. Mas em vez de ela observar, ela queria morder e brincar com os cartões. Outra vez, TUDO BEM! Continuei por 3 semanas, sem progresso desisti, mudando para outro tipo de comunicação. 

5-Bebés que tagarelam, use  como uma forma de comunicação e claro que a minha filha tagarela muito mas não associa o que diz a alguma coisa. Comece a incentivar. Por exemplo: na hora do banho “Banho!”/“ba ba ba ba banho!” (TORNE TUDO UMA DIVERSÃO),enquanto isso pegue na criança e faça pular para a água. Na hora de vestir, em vez de “vamos vestir!” / “ve ve ve ve vestir!”, em vez da pizza “pi pi pi pi pizza!” Da para entender a idea? A minha filha aqui começou a desenvolver MUITAS PALAVRAS, porém não associava e dissia uma repetitivamente, achava piada ao som. Alguns dias depois, apreendia outra palavra e repetia-se! 𝗠𝗮𝘀 𝗷𝗮 𝗲́ 𝘂𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼! Continuei a insistir e a procurar outros métodos.

6-Eu comecei a pensar, pera! Ela gosta de músicas e quando eu movimento os meus braços. Então comecei a apreender o que chamam em UK makaton language (linguagem makaton). Eu já pesquisei em português, mas parece que é uma linguagem internacional. Então se alguém tiver alguma dúvida em inglês sintam-se à vontade de perguntar. Vejam a reação da minha pequena a uma música simples, postei no meu TikTok (@rosaabreu07)E fantástica! Tem alguns outros vídeos que podem beneficiar os pequenos. Uso muito a linguagem makaton para lhe acalmar.

7-Desista de forçar a criança a falar e opte por fazê-la feliz! Parece simples mas realmente traz impacto! Quando eu apercebi-me, que em vez de procurar o que eu queria e as respostas que eu queria que ela tivesse e concentrei-me a aceitar a sua diferença e mantê-la calma, ela começou a sorrir mais, a interagir mais nas brincadeiras, etc.


𝗘𝗻𝘁𝗮𝗼 𝗲𝗹𝗮 𝗳𝗮𝗹𝗮? Não! Mas ela comunica comigo. A comunicação não é só verbal! Mas gestual também. Eu sei que quando a minha filha ta muito sensível, ela coloca os dedos nas orelhas. Quando ela tem dores ela coloca os braços tapando os olhos. Quando ela ta com sono, ela agarra as minhas calças ou vem para o meu colo. Quando ela quer alguma coisa, ela chora e fica próximo dessa tal coisa. E quando não entendo? Bem eu canto e uso a linguagem makaton 🙃 

Os impulsos de agressividade moderaram-se radicalmente, as estereótipias estão muito mais controláveis, especialmente tudo que afecta o seu bem-estar, como quando ela se baloiçava contra a parede ou quando ela forçava o vómito, metendo o dedo na boca. As vezes ainda levo na cara 😂 isso porque outra vez, faço coisas que ela não quer ou tento persuadir ela a fazer algo ou falar algo que eu queira.

Seja paciente, tudo vai dar certo! 

𝗘𝘀𝗽𝗲𝗿𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗺𝗲𝘂 𝗱𝗲𝗽𝗼𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗱𝗶𝗰𝗮𝘀 𝘀𝗲𝗷𝗮𝗺 𝘂𝘁𝗲𝗶𝘀.

Estejam atentos postarei mais sobre como lidar com outras situações, alguma dúvida podem-me contactar pela página do Facebook “Mãe autista”🥰💙

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