Condições de Saúde relacionadas com Autismo

 Em publicações anteriores, tinha mencionado que a minha filha foi diagnósticada com epilepsia (crises focais) e sono apneia. Sabiam que 20-40% dos autistas têm epilepsia? Porém, existe também muitas outras variações de condições de saúde que estão relacionadas com o autismo. 




TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), as vezes chamado DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e em inglês ADD, ADHD ou de AD/HD. A maioria das pessoas com TDAH apresenta desatenção e hiperatividade-impulsividade.  Para algumas pessoas com TDAH, suas dificuldades residem principalmente em apenas uma dessas duas áreas.  O TDAH tem impacto na vida cotidiana, incluindo escola, trabalho e relacionamentos.

Sintomas:

-Falta de memória e concentração 

-Hiperatividade e impulsividade 

-Dificuldades em planeamento

-Pouco reconhecimento de perigo 

-Sem motivação de fazer algumas actividades que já está involvido/a

-Perca da noção do tempo 


Perturbação Obecessiva-Compulsiva (POC) ou Transtorno Obcessivo-Compulsivo- são pensamentos, impulsos ou imagens que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar. Sentindo a necessidade de ignorar ou suprimir a ansiedade causada por essas obsessões através de pensamentos, rotinas ou atividades repetitivas denominadas compulsões e/ou rituais.


Epilepsia: crises focais, parciais, tónicas-cólicas, ausência, frontal lobe ou espasmos. Como o próprio nome diz pode afectar grande parte do cérebro ou parcialmente. 


Dificuldades de aprendizagem: o aluno/a pode mostrar um padrão muito abaixo da expectativa ou apreende somente com recursos alternativos. Estás podem se manifestar por:

Dislexia- dificuldades na leitura, soletração e uso de vocabulário complexo. 

Disgrafia- problemas na escrita. Ortográficos, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras. 

Discalculia-Geralmente tem mais dificuldades em assuntos relacionados com matemática. 

 Dislalia- Alterações da formação normal dos órgãos fonadores (Laringe, traqueia, língua, nasal, etc).


Transtorno Bipolar- é uma condição de saúde mental que afeta o humor, o que pode variar de um extremo a outro. Costumava-se dizer como depressão-maníaca. Geralmente  significa que uma pessoa experimenta episódios de maníaca (alta energia, excitável) e depressão (baixa energia e humor). 


Alergias, problemas de pele e respiração: alergias alimentares, de pele, pólen, pó, sono apneia obstrutivo, sono apneia central ou asma. 


Saúde mental generalizada: Ansiedade, depressão, dificuldades para dormir ou adormecer. 


Síndrome do X Frágil- condição hereditária que determina alterações no desenvolvimento intelectual e no comportamento. Embora seja considerada a segunda causa mais frequente de retardo mental de origem genética – a primeira é a síndrome de Down. 

Sintomas:

-Dificuldades de aprendizagem e problemas de atenção  

-Retardo mental

-Traços físicos (como cara alongada, orelhas maiores, músculos flácidos ou alterações oculares (estrabismo e miopia)


Complexo de esclerose tuberosa- causado por mutações em um gene. As crianças podem ter nódulos anormais na pele. O que às vezes causa desfiguração:

Por exemplo:

-Manchas claras com formato de folhas

-Manchas salientes e ásperas, semelhantes a cascas de laranja, geralmente nas costas

-Manchas planas da cor de café com leite (marrom) podem também se desenvolver.

-Saliências avermelhadas formadas por vasos sanguíneos e tecido fibroso (angiofibromas) ou saliências moles (fibromas) podem surgir a volta ou debaixo das unhas 


Síndrome Downé um distúrbio genético causado pela presença do cromossomo 21. Geralmente está associado a atrasos no crescimento físico, deficiência intelectual e características faciais. 

Surdez- Pessoas com TEA podem ter um atrasado no desenvolvimento da fala e não responderem quando chamados. Porém, surdez em si não está interligado com o espectro autista. No autismo, algumas vezes existe uma dificuldade na comunicação e interação. Já na surdez a pessoa tem dificuldades em receber e compreender, informações sonoras. 

𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/s%C3%ADndromes-neurocut%C3%A2neas-em-crian%C3%A7as/complexo-da-esclerose-tuberosa

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Transtorno_obsessivo-compulsivo

https://www.fleury.com.br/manual-de-doencas/sindrome-do-x-fragil

https://www.spectrumnews.org/wiki/fragile-x-syndrome/

https://www.google.com/amp/s/www.spectrumnews.org/news/conditions-accompany-autism-explained/amp

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Down_syndrome

https://www.autism.org.uk/advice-and-guidance/topics/mental-health/bipolar-disorder/autistic-adults

Comments

Popular posts from this blog

Crises Nervosas (Meltdowns) na Minha Infância

A minha experiência como Autista e Mãe

Porque ABA é Terrível: