Plano de Férias para Crianças e Adultos


𝕮𝖎𝖘𝖎𝖙𝖆 𝖆𝖔 𝖏𝖆𝖗𝖉𝖎𝖒 𝖅𝖔𝖔𝖑𝖔𝖌𝖎𝖈𝖔 👩‍👧‍👧 🌞🚗 🦁🐯🦊🐸🐒🦋🦖🐢🦭🐫🦒🐑🐄🐓🦚🦜🦫🦔

Como preciso delas! Assim como todos nós, especialmente depois desta toda pandemia e quarentena. 

Imagino que como eu, muitos pais devem-se questionar da mesma forma. Praia, não pela areia! Onde ir? Como? O que vou precisar? Como se irá comportar? 

Pois bem...não posso falar como experiência de mãe! Nunca viajei com a minha filha que tem dificuldades sensoriais e sensibilidades. Mas posso contar a minha experiência. Bem, as minhas férias na infância eram sempre a volta do campo. Eu adorava! Praia, era mais complicado! Eu morava a uns 10minutos da praia, embora que adorasse olhar para o mar, sempre me acabava por ficar na toalha. Se tocava na areia? Sim! Mas fazia-me imensa confusão. Especialmente quando molhada. Engraçado, que hoje em dia em amo a praia. Ainda continuo a ter esse problema, com a sensação de quando molhada. Porém eu adoro sentar-me e ver o mar, ouvir as ondas e apanhar sol. 



𝕮𝖎𝖘𝖎𝖙𝖆 𝖆 𝕾𝖆𝖓𝖗𝖊𝖒𝖔, 𝕴𝖙𝖆𝖑𝖎𝖆 👆


𝕴𝖉𝖆 𝖆 𝕷𝖚𝖝𝖊𝖒𝖇𝖚𝖗𝖌𝖔 👩‍👧


Coisas que podem ajudar a criança para as férias: 

1- Faça um plano, de onde vai e comece a falar e mostrar imagens com algumas semanas de antecedência, procure ver qual é a reação da criança.

2-Se não sabe se a criança vai ter alguma sensibilidade, comece a introduzir em casa. Por exemplo: colocar areia e carrinhos num tabuleiro para brincar, folhas e animais de brincar, pedrinhas, etc...

3-Leve consigo, manta, brinquedos sensoriais, protectores auditivos, aquilo que for importante para a sua criança. Mas especialmente protetores auditivos. Manta mesmo no verão, pode trazer bastante conforto. Ainda hoje é o dia que eu visto o meu robe de inverno, mesmo no Verão. É como a sensação de algo macio e suave que me traz uma sensação de proteção. 

4-Mantenha as rotinas, este ponto é muito importante. Se você almoça as 12pm, durante as férias fará o mesmo, comerá o mesmo, etc.

5-Garanta a sensação de proteção, tudo bem experimentar algo novo. Mas fique sempre próximo da sua criança, torne divertido faça o que a criança gosta (cantar, saltar, correr) e pegar até ao colo quando necessário. 

6-Cordão de indentificação, se não tem antes de viajar elabore ou compre um. Coloque o seu contacto no caso que a criança se perca e indentificação que é autista. De forma alguma, deixe a criança passar um dia sem esse cordão/cartão de indentificação. Sei que você vai pensar que estará por perto, mas as crianças por vezes podem se perder ou até fugir com medo. Mais vale prevenir! 

𝕹𝖎𝖈𝖊, 𝕱𝖗𝖆𝖓ç𝖆

E então enquanto adulta? Como seria? 

Bem eu estou a apreender toda esta diversidade, mas claro já viajei, incluindo sozinha. Mas tem algumas coisas que fui apreendendo a me adaptar naturalmente.

-Planear as férias com alguns meses de antecedência 

-Pesquise online lugares que quer visitar dentro daquela localização e acessibilidades (transportes e percursos)

-Procure contactos de táxis da área (no caso de se perder ou ficar sobrecarregado/a)

-Tenha sempre algum dinheiro extra para imprevistos 

-Ver as fotos de recomendação no Google 

-Ter pausas mais regulares durante a visita 

-Roupas e calçado confortáveis para caminhar 

-Planear alimentação e restaurante/s vendo os menus online ou pergunte a alguém o que normalmente servem nesse estabelecimento 

-Quando visitava a minha família em Portugal pedi algumas vezes para ir a casa de banho (para ter uma pausa, trancava me la no silêncio por uns 10m) 

-Levar sempre comprimidos para dores de cabeça 

-Headphones e brinquedos sensoriais (adaptei-me a pouco tempo, recomendação da Voz do Autista) 

-Aceitação, aceite-se da forma que é! Acredite que faz toda a diferença se pensar menos no que os outros pensam. (Apreendi também a pouco tempo). 

Comments

Popular posts from this blog

Crises Nervosas (Meltdowns) na Minha Infância

A minha experiência como Autista e Mãe

Porque ABA é Terrível: